08/02/2024
Mercado imobiliário
3 para leitura

Entenda como a queda da Selic impulsiona a compra do imóvel

Entenda como a queda da Selic impulsiona a compra do imóvel
Seta

A mais nova redução da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira que passou de 11,75% para 11,25% ao ano, foi muito comemorada pelo mercado imobiliário e por especialistas. Isso porque a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC) impulsiona a aquisição do imóvel e incentiva as incorporadoras a lançarem cada vez mais empreendimentos para, assim, atender a demanda. Em seu perfil no Instagram, o jornalista Ricardo Amorim (@ricamorim), por exemplo, fez um post muito interessante chamado “Financie sua casa dos sonhos”, mostrando que a diminuição da Selic contribui consideravelmente no valor da parcela de quem opta pelo crédito imobiliário.  

Vale lembrar que esta é a forma mais utilizada pelos brasileiros na hora da aquisição. Prova disso está no estudo feito pelo Grupo OLX que aponta que o financiamento é a principal opção de pagamento de quem deseja adquirir o bem, com 51% dos entrevistados. Quitar o imóvel à vista aparece em segundo lugar com 47% e, em terceiro, está o consórcio com 16%.

Então, o que a decisão do Copom traz de bom para o interessado em comprar um imóvel? Ora, uma prestação menor significa que a pessoa necessitará de uma renda também menor para fechar negócio. Resumindo: cada redução na parcela do crédito imobiliário representa um maior poder de compra para você! Importante destacar que a recomendação é comprometer, no máximo, 30% da renda familiar com o financiamento.

Além disso, a queda da Selic também é positiva para o cliente investidor. Em vez de direcionar seus recursos para outras modalidades, que vão render menos, esse público volta a olhar com mais atenção para o setor, adquirindo um imóvel com a finalidade de obter retorno com a locação. Ou seja, uma taxa de juros mais atraente desperta o interesse de quem sonha em trocar o aluguel pelo imóvel próprio, de quem deseja fazer um upgrade, do investidor e ainda impulsiona o mercado imobiliário, que é um dos setores mais importantes da economia brasileira, já que o segmento se beneficia de um maior investimento.

Agora que você entendeu como a queda da Selic impulsiona a compra do imóvel, aproveite a visita para conhecer o seu futuro lar!
 

Compartilhe

posts relacionados

todos os posts
Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Nós te ajudamos! Criamos um teste para você descobrir qual bairro combina mais com seu estilo de vida.

receba nossas novidades!

Para curtir mais notícias e eventos da Carvalho Hosken, inscreva-se aqui:

Sucesso
Sucesso
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba Mais.