1 – Uso racional dos recursos naturais
O condomínio sustentável conta com iniciativas que minimizam os impactos ao meio ambiente. Entre elas estão reciclagem e destinação correta de resíduos, uso racional de água e energia elétrica, além da preservação das áreas verdes. Um empreendimento com esta proposta busca o equilíbrio entre modernidade e preservação da natureza.
2 – Um legado para as próximas gerações
Costumamos dizer que as crianças aprendem com os exemplos, não é mesmo? Portanto, morar em um condomínio sustentável é uma bela maneira de educar seus filhos e mostrar a importância de preservar o meio ambiente. O contato com o verde traz benefícios para toda a família. Menos telas e mais áreas ao ar livre!
3 – Alívio no bolso
Em tempos ainda delicados, economizar é a palavra de ordem. E quem mora em um condomínio sustentável percebe isso com muita clareza, pois os gastos com energia elétrica e água, por exemplo, ficam mais baixos, já que o empreendimento adota um sistema de uso racional desses recursos. As reduções trazem impactos também para a taxa condominial, refletindo em mais economia.
4 – Qualidade de vida incomparável
Respirar ar puro, fazer piquenique com a família, praticar esportes em ambientes com muito verde ou simplesmente ler um bom livro na grama é um dos 5 motivos para morar em um condomínio sustentável.
5 – Imóvel mais valorizado
Com a experiência do isolamento social, a procura por imóveis em condomínios sustentáveis cresceu muito, o que reflete diretamente na valorização do patrimônio. Prova disso é que a Rua Escritor Rodrigo Melo Franco, um dos acessos ao bairro planejado Ilha Pura, liderou o ranking de venda de unidades residenciais em 2020. A pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) teve como base o recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). E a demanda continua aquecida este ano, atraindo pessoas que já moram na região e de outras localidades, em especial da Zona Sul.
Viu só como vale a pena conhecer os 5 motivos para morar em um condomínio sustentável? Agora, vamos apresentar a Ilha Pura, bairro planejado contemplado com as principais certificações (AQUA Bairros; AQUA Edifícios; HQE Bairros; HQE Edifícios e LEED ND). O Parque Frans Krajcberg de 72 mil metros quadrados com diversos itens de lazer, por exemplo, é uma atração imperdível!
Com relação às iniciativas para um aproveitamento consciente da água, o complexo conta com estação de tratamento de águas cinzas (a água dos lavatórios e chuveiros é tratada e volta para consumo nas bacias sanitárias e irrigação); arejadores e restritores de vazão nas torneiras e chuveiros; bacias sanitárias dual-flush com dispositivo stop leak; captação e reuso de águas da chuva.
No quesito energia, a Ilha Pura dispõe de iluminação em LED no hall dos pavimentos tipos e jardim; automação com sensor de presença, sensor de ausência para aparelhos de ar condicionado e sensor de nível dos reservatórios de água; elevadores eficientes com sistema de regeneração de energia; sistema solar de aquecimento de água (todos os condomínios entregues com a infraestrutura pronta para a instalação); Solar Tube (iluminação natural forçada em todas as edículas do parque); e telhado verde em todas as torres.
Já com relação aos resíduos e à pegada de carbono, destacamos: área destinada a caçambas para eventuais reformas; espaços para segregação de resíduos e outro dedicado a resíduos perigosos nos depósitos dos condomínios; ecopontos no parque; carregadores para carros elétricos e para bicicletas elétricas também no parque.
Gostou das práticas adotadas na Ilha Pura? Então, não perca a oportunidade de adquirir um imóvel no único bairro planejado sustentável da cidade!