02/10/2024
Bairro Planejado
2 min para leitura

Barra da Tijuca terá obras para melhorar o acesso

Barra da Tijuca terá obras para melhorar o acesso
Seta

Barra da Tijuca terá obras para melhorar o acesso 

De olho em melhorias na Barra da Tijuca, uma das regiões que mais cresce no Rio, a Secretaria Municipal de Infraestrutura lançou dois editais de licitação para obras no acesso à orla. O objetivo é tentar acabar com um gargalo no trânsito no fim da tarde para o motorista que deixa o bairro. O resultado da concorrência será anunciado no mês que vem e as obras de maior porte devem acontecer em 2025.

A maior intervenção é a duplicação de uma ponte sobre o Rio Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela. O trabalho vai durar dois anos e seu custo foi estimado em R$ 60,3 milhões. Em entrevista ao jornal O Globo, que anunciou a novidade, o presidente da Carvalho Hosken, Carlos Felipe de Carvalho, afirmou que a situação do trânsito na região já havia melhorado bastante, com a implantação de novas vias pelo projeto do BRT Transolímpica. "Essas intervenções são importantes para eliminar alguns gargalos da Barra, que têm crescido mais para essa região", destacou Carvalho.

A matéria lembra que, hoje, quem deixa a Barra pela Avenida Ayrton Senna tem quatro faixas à disposição até chegar à ponte sobre o Arroio Fundo. O estreitamento da pista neste ponto provoca retenções: o trajeto que, em outros horários, não leva mais do que dez minutos, acaba chegando a uma hora.

O blog conversou com Raphael Lima, subprefeito da Barra, Recreio e Vargens. Para ele, as obras melhoram a mobilidade urbana e refletem o diálogo do governo municipal com a sociedade civil organizada. "Temos a expectativa de melhorar muito o trânsito da Avenida Ayrton Senna, principalmente na saída da Barra em direção de Jacarepaguá e da Linha Amarela, beneficiando a todos que vão da Avenida Abelardo Bueno para a região da Barra Olímpica. Os moradores do Recreio dos Bandeirantes também serão beneficiados com a implantação da rotatória na Avenida Lúcio Costa, no cruzamento com a Avenida Ayrton Senna, na praia da Barra", explica Lima.

6 Vantagens das melhorias viárias

Além de reduzir o tempo no trânsito, as melhorias viárias trazem mais 6 vantagens. São elas:

 1 – Mais segurança. Melhores condições das estradas, sinalização adequada e áreas de descanso reduzem o número de acidentes.

 2 - Estímulo à economia. Infraestruturas viárias eficientes facilitam o transporte de mercadorias, o que aumenta a competitividade entre as empresas e estimula o comércio local.

 3 - Valorização. Regiões com boas estradas são mais valorizadas, atraindo novos investimentos e habitantes, estimulando o desenvolvimento de novos empreendimentos imobiliários, além de valorizar os imóveis existentes.

 4 - Acesso a serviços. Com vias eficientes, pessoas que moram mais distantes conseguem ter acesso a serviços essenciais como saúde, educação e transporte público.

 5 – Integração. O investimento em melhorias viárias promove a integração entre diferentes regiões, facilitando o intercâmbio cultural e econômico.

 6 – Incentivo ao turismo. Estradas de qualidade atraem turistas, que buscam destinos acessíveis e com boa sinalização.

Viu só como as melhorias viárias prometem trazer muitos benefícios para a Barra da Tijuca? Se você também deseja morar na região, a dica é conhecer os bairros planejados da Carvalho Hosken. Todos oferecem um estilo de vida exclusivo que a sua família merece ter!

Compartilhe

posts relacionados

todos os posts
Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Descubra qual bairro planejado da Barra da Tijuca combina com você

Nós te ajudamos! Criamos um teste para você descobrir qual bairro combina mais com seu estilo de vida.

receba nossas novidades!

Para curtir mais notícias e eventos da Carvalho Hosken, inscreva-se aqui:

Sucesso
Sucesso
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba Mais.