Pela primeira vez realizado no Brasil, o G20 que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 19 de novembro trazendo à cidade 55 delegações, que representam 40 países e 15 organismos internacionais. A Barra da Tijuca, naturalmente, não poderia ficar fora desse megaevento, que reúne os líderes de 20 países, interessados em discutir iniciativas de melhorias econômicas, políticas e sociais. A Cidade das Artes servirá de palco para um dos eventos paralelos, enquanto o Museu do Pontal abrigou o Fórum Ilumina Zona Oeste.
Nada mais natural para uma região que dispõe de equipamentos apropriados a todo tipo de evento e que apresenta uma clara vocação para sediar shows, conferências, competições esportivas e outras atividades do gênero. As Olimpíadas do Rio ajudaram a moldar esse perfil da Barra, embora a região já dispusesse de grandes casas de espetáculos, do Riocentro e da própria Cidade das Artes. Vale lembrar que no dia 5 de setembro de 2024, a Prefeitura do Rio anunciou um projeto de lei complementar para a criação do Parque do Legado Olímpico. O projeto visa transformar o atual Parque Olímpico, que tem área de 1.180.000 metros quadrados, em um polo de lazer, esporte, cultura e entretenimento. Com isso, o espaço, que já recebe o Rock in Rio – na última edição, foram mais de 730 mil pessoas – terá condições de receber novos eventos.
As arenas servem de palco para shows de artistas nacionais e internacionais, além de torneios de diversos esportes. E, a cada dois anos, os cariocas batem ponto no Riocentro: em 2025, a Bienal do Livro acontecerá entre 13 e 22 de junho. A última edição foi um sucesso absoluto, reunindo 497 editoras, selos e distribuidoras, que, juntas, venderam mais de 5,5 milhões de livros vendidos para um público que superou 600 mil pessoas.
Para completar, os bairros planejados da Carvalho Hosken são cenários de diversas atrações, com destaque para iniciativas de bem-estar, esporte, cultura, entretenimento e até queima de fogos no Réveillon. Tudo isso em uma infraestrutura completa, com muito verde, lazer, segurança e mobilidade. Os projetos desenvolvidos pela empresa, assim como as benfeitorias realizadas em parceria com o poder público, com certeza, ajudaram a desenhar a história de sucesso da Barra para a cidade e para o país.