A mais nova redução da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira que passou de 11,75% para 11,25% ao ano, foi muito comemorada pelo mercado imobiliário e por especialistas. Isso porque a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC) impulsiona a aquisição do imóvel e incentiva as incorporadoras a lançarem cada vez mais empreendimentos para, assim, atender a demanda. Em seu perfil no Instagram, o jornalista Ricardo Amorim (@ricamorim), por exemplo, fez um post muito interessante chamado “Financie sua casa dos sonhos”, mostrando que a diminuição da Selic contribui consideravelmente no valor da parcela de quem opta pelo crédito imobiliário.
Vale lembrar que esta é a forma mais utilizada pelos brasileiros na hora da aquisição. Prova disso está no estudo feito pelo Grupo OLX que aponta que o financiamento é a principal opção de pagamento de quem deseja adquirir o bem, com 51% dos entrevistados. Quitar o imóvel à vista aparece em segundo lugar com 47% e, em terceiro, está o consórcio com 16%.
Então, o que a decisão do Copom traz de bom para o interessado em comprar um imóvel? Ora, uma prestação menor significa que a pessoa necessitará de uma renda também menor para fechar negócio. Resumindo: cada redução na parcela do crédito imobiliário representa um maior poder de compra para você! Importante destacar que a recomendação é comprometer, no máximo, 30% da renda familiar com o financiamento.
Além disso, a queda da Selic também é positiva para o cliente investidor. Em vez de direcionar seus recursos para outras modalidades, que vão render menos, esse público volta a olhar com mais atenção para o setor, adquirindo um imóvel com a finalidade de obter retorno com a locação. Ou seja, uma taxa de juros mais atraente desperta o interesse de quem sonha em trocar o aluguel pelo imóvel próprio, de quem deseja fazer um upgrade, do investidor e ainda impulsiona o mercado imobiliário, que é um dos setores mais importantes da economia brasileira, já que o segmento se beneficia de um maior investimento.
Agora que você entendeu como a queda da Selic impulsiona a compra do imóvel, aproveite a visita para conhecer o seu futuro lar!