A cidade do Rio ganhou o seu 166º bairro. Trata-se da Barra Olímpica, uma subdivisão da Barra da Tijuca, Camorim e Jacarepaguá. Criada por meio da lei nº 7.646 que foi aprovada recentemente, a nova região inclui a maioria dos bairros planejados da Carvalho Hosken: Ilha Pura, Rio2, Cidade Jardim e Centro Metropolitano. Além destes, os futuros projetos Outeiro e Parque da Lagoa estarão contemplados no mais novo bairro do Rio.
Para você ficar por dentro do assunto, é importante destacar que a Carvalho Hosken mudou completamente a história da Barra da Tijuca. São mais de 42 anos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento urbano de qualidade, transformando a forma de viver do carioca. E a Barra Olímpica é fruto de um trabalho intenso que começou em 2007 com os Jogos Panamericanos, realizados no Rio de Janeiro. À época, tanto o poder público quanto a Carvalho Hosken visualizaram que a Barra da Tijuca poderia ser a grande estrela das Olimpíadas de 2016, caso o Brasil fosse escolhido, o que de fato aconteceu em outubro de 2009.
Desde então, várias iniciativas foram adotadas para preparar a Barra não apenas para os jogos como para o futuro. Se o bairro já era de vanguarda – e a Carvalho Hosken mais uma vez tem grande participação nesse cenário – a ideia era tornar o local ainda mais moderno por meio de uma nova inteligência urbana em quesitos como mobilidade, saneamento, sustentabilidade e segurança. E tudo isso é realidade hoje. Basta ver as vias que foram inauguradas como a Transolímpica, o túnel da Grota Funda e os BRT's, entre outras ações.
"A nossa história se une com a da Barra pela valiosa contribuição que a empresa ao longo desses anos vem promovendo no bairro, não apenas por meio dos bairros planejados como também pelas intervenções no entorno dos empreendimentos. Temos ciência de que a criação da Barra Olímpica só foi possível por conta dos bairros planejados e de toda uma urbanização desenvolvida com extrema qualidade na região", comenta Carlos Felipe de Carvalho, CEO da companhia.
Bairros planejados de alto padrão
Para quem ainda não conhece a trajetória de sucesso da empresa na Barra, desde 1990 a Carvalho Hosken acompanha com muita atenção o crescimento e o fortalecimento do local, antecipando um estilo de viver que está consolidado por meio dos famosos bairros planejados: Rio 2 (1994), Península (2002), Cidade Jardim (2006), Centro Metropolitano (2013), Parque Olímpico (2014) e Ilha Pura (2016), único bairro planejado sustentável da cidade.
Segundo Carlos Felipe, os bairros planejados têm moderno conceito de ocupação urbana com mais qualidade de vida, extensas áreas verdes, sustentabilidade, serviços, lazer, obras de arte, mobilidade e segurança. "Também é importante mencionar as várias parcerias público-privadas das quais participamos. Além disso, transformamos grande parte da orla da Lagoa da Tijuca, recuperando fauna e flora nativas da Barra", destaca o executivo.
Confira mais ações socioambientais da empresa:
- A Carvalho Hosken é corresponsável pela conservação dos canteiros centrais de algumas vias públicas da Barra da Tijuca. Entre as espécies exóticas de palmeiras existentes nos canteiros, destacam-se a Palmeira Azul (Bismarckis nobilis), a Tamareira-das-canárias (Phoenix canariensis) e a Palmeira Fuso (Hyophorbe verschaffelti).
- Parque Frans Krajcberg, em Ilha Pura, um projeto paisagístico exuberante assinado pelo escritório Burle Marx com seus 72 mil metros quadrados.
- Parque Fontes da Barra, projeto paisagístico assinado por Benedito Abbud e tem como objetivo estimular o relaxamento e a contemplação por meio do ritmo das águas. O projeto conta com 4 módulos com 273 metros quadrados de espelho d'água, com 18 jatos parabólicos e 9 jatos verticais, todos sempre iluminados com uma cor branca para reforçar a sensação de tranquilidade.
- Criado pela Carvalho Hosken, o Parque de Educação Ambiental Mello Barreto é voltado para a educação e preservação do manguezal, ecossistema original da Barra da Tijuca, além de ser muito utilizado como área de entretenimento e atividades pelos moradores do bairro.
- Construída em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, a elevatória da Península tem como objetivo ajudar na redução de contaminação das águas da região e tem capacidade de impulsionar até 450 litros por segundo.
Gostou de entender a contribuição da Carvalho Hosken na criação da Barra Olímpica? Pois então aguarde! O blog está preparando outros conteúdos sobre o assunto.