Gentileza gera gentileza, já dizia José Datrino (1917 – 1996), o profeta carioca. No mercado imobiliário, a prática pode ser vista nas gentilezas urbanas, ou seja, nas iniciativas que favorecem o urbanismo e o paisagismo público, além, claro, de beneficiar os moradores. A Carvalho Hosken, muito antes desta tendência, sempre adotou o conceito na implantação de seus bairros planejados na Barra da Tijuca. Segundo Talitha de Abreu Ribeiro, gerente de Incorporação da empresa, entre os diversos exemplos de intervenções urbanas que geram qualidade de vida para moradores e visitantes estão:
- Parques públicos com inúmeros espaços de estar, lazer e atividades físicas;
- Acervo de obras de arte a céu aberto;
- Integração com a natureza;
- Acessibilidade;
- Escolha de equipamentos com design e cuidado estético.
Talitha afirma que todas estas ações são muito valorizadas pelos moradores e por quem deseja comprar um imóvel nos bairros planejados. “Nossos empreendimentos são objetos de desejo porque a gentileza urbana da Carvalho Hosken extrapola o projeto e a sua implantação. A solução das Associações Civis para administrar e conservar os bairros, por exemplo, são um legado para o mercado imobiliário e um sucesso de suporte ao poder público”, observa a gerente.
Para se ter ideia, o Rio2 tem mobilidade única na Barra e mais de 100 mil metros quadrados (m²) de áreas verdes. O bairro planejado conta com paisagismo exuberante, praça central projetada por Burle Marx, imenso parque com centro ecumênico, complexo de quadras esportivas que se interligam em meio a esculturas, pet place, ciclovias e calçadas. Na Península, primeiro bairro ecologicamente planejado do Rio de Janeiro, o morador tem acesso a áreas de lazer ao ar livre, dois imensos parques de 45 mil m² cada, pet place, cinco jardins temáticos, praças, uma trilha ecológica plana de 4km e um grande acervo de obras de arte a céu aberto de artistas contemporâneos como Franz Weissmann e Ascânio MMM.
Já o Cidade Jardim se destaca por oferecer parques com mais de 100 mil m², praças e ruas arborizadas com 7 mil árvores plantadas, pergolados, jardins e diversificadas opções de lazer, como quadras poliesportivas e de tênis, ciclovias, estações de ginástica, pet place e espaços zen. Outro exemplo de urbanismo diferenciado é o Centro Metropolitano, primeiro bairro planejado privado walking distance do país. Com o seu monumento do eixo central, tem avenidas paralelas e as espetaculares Fontes da Barra, que trazem ainda mais beleza para o bairro e o entorno.
E por fim, está a Ilha Pura, o primeiro bairro da América Latina a receber o mais importante selo de sustentabilidade do mundo, o LEED ND. Um dos diferenciais é o Parque Frans Krajcberg, projeto paisagístico exuberante assinado pelo escritório Burle Marx que tem 72 mil m². Entre as atrações estão obras de artes integradas à natureza, pergolados, ciclovias, quadras poliesportivas, de tênis de saibro e rápidas, skate park, academias ao ar livre acessíveis para todas as idades, pet place, carregadores de bicicletas elétricas, lagos, Acquaplay (ambiente com jatos de água que saem do piso de forma aleatória e dinâmica) e a maior gentileza urbana da cidade: o deslumbrante Espetáculo das Águas, imenso chafariz que, sincronizado com música proporciona, aos moradores e visitantes um lindo balé de águas dançantes.
Gostou de conhecer as gentilezas urbanas da Carvalho Hosken em seus bairros planejados? Então, aproveite para visitar de perto estas maravilhas arquitetônicas. Um estilo de vida único espera por você e pela sua família!