Se você planeja comprar um imóvel, saiba que a Caixa acaba de reduzir os juros do financiamento na modalidade poupança. Agora, a linha tem taxas a partir de 2,8% ao ano mais TR (Taxa Referencial), além do rendimento da caderneta. O prazo de pagamento é de até 35 anos e o financiamento chega a 90% para unidades na planta pelo SAC (Sistema de Amortização Constante) e até 80% para imóveis novos ou usados. Importante ressaltar que o relacionamento que o cliente tem com o banco é um diferencial que pode contribuir para uma taxa ainda mais acessível.
Além disso, vale lembrar que as instituições financeiras oferecem várias linhas de crédito imobiliário. A recomendação é analisar a que mais se encaixa ao seu perfil. Em geral, os financiamentos pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) têm juros limitados a 12% ao ano mais TR e o imóvel tem que custar até R$ 1,5 milhão. Já no SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), não há um limite para os juros e nem para o valor do imóvel. Neste último caso, o que vai definir estes dois quesitos será a capacidade de pagamento do comprador.
Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), mesmo com a alta da Selic (taxa básica de juros), investir em imóvel continua sendo um bom negócio. A aquisição, lembra a entidade, é uma experiência única na vida de uma pessoa ou de uma família. Segundo levantamento da Abrainc e da Brain Inteligência Estratégica feito com 14 mil brasileiros em 2021, 80% disseram que a compra do imóvel influencia na qualidade de vida. O estudo também apontou que 56% acreditam que a aquisição influencia no status social do comprador. "O imóvel foi e continuará sendo um porto seguro para as famílias. O local onde as pessoas podem descansar após um dia de trabalho ou estudo. Atualmente, com a realidade do home office ainda presente para muitos trabalhadores, a casa mantém seu papel de relevância e um ambiente confortável certamente traz mais qualidade de vida a todos", comenta Luiz França, presidente da Abrainc.
Aqui no blog é possível encontrar vários conteúdos para escolher o bairro planejado na Barra que mais combina com você e te ajudar a fazer um bom negócio! Boa leitura!