O Novo Bairro Planejado que a Carvalho Hosken vai erguer no Rio
Por Rennan Setti
Conteúdo completo no O Globo
A Carvalho Hosken, construtora que costuma ser apelidada de “dona da Barra da Tijuca” e já ergueu bairros planejados como Península e Rio 2, bateu o martelo sobre o projeto que será sua próxima grande aposta: o Morro do Outeiro.
A área está há décadas no “land bank” da companhia e é maior que todo o bairro do Leblon. Com 1,5 milhão de metros quadrados, o terreno fica na Av. Salvador Allende, na altura da Av. Embaixador Abelardo Bueno — tendo ao lado o Riocentro e, em frente, o Parque Olímpico. Hoje, a área é praticamente toda verde, mas a Carvalho Hosken quer começar a desenvolver ali um novo bairro planejado a partir do ano que vem.
— É nossa próxima bola da vez. A área está madura para ser desenvolvida. Imagino ela se tornando o novo Rio 2, uma vez que o Rio 2 já se esgotou para novos projetos. Vai ser nosso principal projeto nos próximos cinco, dez anos — disse o CEO da Carvalho Hosken, Carlos Felipe de Carvalho.
O executivo assumiu o cargo no ano passado, depois que seu pai, o fundador Carlos Carvalho, se transferiu para a presidência do conselho aos 97 anos. Segundo ele, o projeto do Morro do Outeiro já está em gestação há anos dentro da empresa, mas foi remodelado recentemente para, enfim, ser concretizado.
— Na primeiras fase, na Av. Salvador Allende, acreditamos ser possível construir algo como R$ 1 bilhão em VGV (Valor Geral de Vendas). Vamos tocá-lo a partir do ano que vem — conta o executivo.
Há mais de uma década, quando se preparava para começar a construção do condomínio Ilha Pura — que foi a Vila Olímpica nos Jogos de 2016 —, a Carvalho Hosken cogitou a erguer a Vila de Mídia no Morro do Outeiro. O projeto foi abortado, porém, depois de a prefeitura transferir o espaço para a Zona Portuária, segundo noticiou-se à época.
— A vocação da cidade está na Barra, e essa região particularmente, juntamente com o Centro Metropolitano e o Ilha Pura, é onde há espaço para desenvolvimento. Será a “nova Américas”, já que a região da Av. das Américas já está praticamente esgotada — explica Carlos Felipe de Carvalho, que descarta abrir o capital da empresa nos próximos anos.
Enquanto planeja desenvolver o Morro do Outeiro, a construtora está vendendo o estoque remanescente no Ilha Pura — que foi lançado no momento mais crítico da crise pela qual o Brasil passou e demorou a ganhar fôlego. Dos três condomínios que já foram lançados, 1,1 mil dos 1,4 mil apartamentos já foram vendidos.
— Estamos planejando, ainda para este ano, a abertura de mais um condomínio no Ilha Pura, com cinco torres. Estamos começando com duas torres, que já estão construídas e têm 300 unidades. Ao todo, o projeto terá umas 600 unidas, com VGV de mais de R$ 600 milhões — acrescenta.
A Carvalho Hosken também está preparando o lançamento de um shopping no Ilha Pura, previsto para o próximo ano e terá 2 mil metros de ABL (área bruta locável). Antes, no mês que vem, o projeto do shopping começará com a abertura de um posto de gasolina, com loja de conveniência, da bandeira Total.
Fonte:
https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2022/09/o-novo-bairro-planejado-que-a-carvalho-hosken-vai-erguer-no-rio.ghtml?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar