Por Rennan Setti
A Carvalho Hosken e a construtora mineira Patrimar lançam no próximo mês um empreendimento com R$ 1,2 bilhão em Valor Geral de Vendas (VGV) no Rio. O lançamento é uma aposta na ainda aquecida demanda por imóveis para as classe média e média-alta na cidade — a despeito dos juros salgados — e marca o encerramento de um capítulo para a empresa que já foi apelidada de “dona da Barra da Tijuca”.
Batizado de Grand Quartier, o empreendimento ficará no último lote do Rio 2, primeiro bairro planejado da Carvalho Hosken e cujo início remonta a meados do ano 1990. O condomínio foi praticamente o pioneiro de uma região que, duas décadas depois, assumiria o nome de Barra Olímpica e se tornaria uma nova fronteira de expansão imobiliária na cidade. Hoje, o Rio 2 compreende 4,5 mil apartamentos.
O novo empreendimento será dividido em quatro fases, totalizando 8 blocos e quase mil apartamentos com tamanhos de 66 a 145 metros quadrados. A primeira fase, que será lançada em setembro, compreenderá pelo menos dois blocos e terá um VGV de quase R$ 400 milhões. (A próxima fase é esperada para o fim do ano que vem).
A entrega das obras está prevista para meados de 2026.
— É um negócio emblemático pra gente, que lançou o primeiro empreendimento no Rio 2 em 1995. Foi um bairro planejado que antecedeu o Península e agora se esgota. Só sobraram dois lotes menores, com vocação comercial. É uma virada de página para a Carvalho Hosken —disse à coluna o CEO da companhia, Carlos Felipe de Carvalho.
A parceria com a Patrimar foi costurada há mais de um ano, pouco depois de a ela estrear no mercado do Rio. Líder da alta renda na Grande Belo Horizonte, a construtora mineira chegou à cidade em 2021, lançando empreendimentos de VGV bilionário na Barra da Tijuca, em terreno que pertencia antes à família do italiano Pasquale Mauro. Até então, a Patrimar só atuava no Rio por meio da Novolar, cujo forte é o Casa Verde e Amarela.
Em nota à coluna, o CEO da Patrimar, Alex Veiga, disse que o projeto será assinado pelo arquiteto Alexandre Feu e terá apartamentos com 2, 3 e 4 suítes e coberturas lineares.
“O Rio 2 é um bairro planejado consolidado, com qualidade de vida de vida extraordinária, último parque projetado pelo arquiteto Burle Marx e segurança”, descreveu.